Parlamento Jovem Brasileiro

Publicado em | Última atualização:

Tem uma ideia para resolver um problema do Brasil por meio de uma lei? Que tal propô-la no Congresso Nacional? Participe do Parlamento Jovem Brasileiro!

Descrição

O Parlamento Jovem Brasileiro, ou PJB como é normalmente chamado, é uma oportunidade única para os estudantes de ensino médio vivenciarem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país. 

Em uma jornada legislativa jovem, que em muito se assemelha ao processo legislativo real, os estudantes selecionados tomam posse como deputados jovens e participam ativamente de todo o processo, dando voz às suas ideias.


Quem pode participar

  • Entre 16 e 22 anos;
  • Estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares;
  • Não ter participado do Parlamento Jovem Brasileiro em nenhuma edição.

Como participar

  1. Durante o período de inscrição, o jovem deve elaborar um projeto de lei de sua autoria e encaminhá-lo à Secretaria de Educação do seu Estado, juntamente com os demais documentos solicitados neste Manual de Procedimentos.
  2. Então, cada Secretaria de Educação realiza uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos em seu estado, com base em critérios predefinidos pela Câmara dos Deputados. Em seguida, a Câmara dos Deputados realiza a seleção final dos projetos pré-selecionados no estado e são divulgados os 78 estudantes que se tornarão deputados jovens, representando todos os estados do país.
  3. Os jovens selecionados vêm a Brasília para vivenciarem, pelo período de uma semana, o trabalho dos deputados federais, com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados.

Prêmio

Todas as despesas pagas para a realização do programa em Brasília, DF nos dias 25 a 30 de setembro de 2016.

Duração

1 semana

Categoria: Conferências

Abrangência: Nacional

Nível de Escolaridade: Ensino Fundamental