Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica

Publicado em | Última atualização:

Gosta de Astronomia e Astrofísica? Participe da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica aprenda, e tenha a chance de virar um(a) Embaixador(a) da competição!

Descrição

A competição internacional de astronomia e astrofísica tem como objetivo unir estudantes de ensino médio e universidade do mundo inteiro para celebrar e divulgar essas disciplinas. A competição serve para engajar os jovens nesses ramos e estimular a criatividade desses.


Quem pode participar

Há duas categorias, a de estudantes com menos de 18 anos de idade e a dos que possuem mais de 18 anos. Todos os estudantes de ensino médio e universidade do mundo estão convidados a participar.

Como participar

O processo é composto por 3 rounds.

  • 1º Round – Qualificação

Esse round é composto por 5 problemas de astronomia que foram publicados online – você pode fazer o download da lista no site. Os problemas variam em tópicos e dificuldade, alguns testam seus conhecimentos em astronomia, outros requerem cálculos. Para passar para o próximo round, os estudantes do grupo Junior (menores de 18 anos) tem que fazer pelo menos 15 pontos, e os do grupo Youth (maiores de 18 anos) tem que fazer pelo menos 20 pontos.

  •  2º Round – Round Pré-Final

Os desafios começam a ficar mais desafiadores, mas também mais interessantes. Serão 10 problemas diferentes que variam em dificuldade, pontos e tópico: terão 4 pontos os problemas básicos, 6 pontos os problemas avançados, e 10 pontos os problemas de pesquisa. Será possível acumular até 60 pontos no final. Os participantes da seção Junior têm que alcançar pelo menos 30 pontos, já os da Youth terão que conseguir pelo menos 40 pontos para serem qualificados ao Round final. Porém, para que seja possível que a competição aconteça nesse ano, haverá uma taxa de 8 dólares americanos para o registro nesse round.

  •  3º Round – Round Final

Finalmente, o Round Final será composto por um único exame com 30 questões de múltipla escolha. As questões requerem conhecimento sobre astronomia e astrofísica, além de habilidades de cálculo e criatividade. Todos os finalistas terão que escolher um supervisor da escola (ex: professor) que supervisionará o exame final. Os prêmios serão dados aos finalistas com a maior quantidade de pontos no Round Final.

Prêmio

Todos os participantes receberão um certificado oficial de participação. Já, para todos os finalistas, serão concedidas honras de ouro, prata e bronze. O primeiro lugar ganhará um prêmio de 150 dólares americanos, o segundo lugar ganhará 100 dólares e o terceiro, 50 dólares. 

E ainda tem mais: ganhadores, estudantes, e jovens interessados em geral são encorajados a se tornarem embaixadores oficiais da International Astronomy and Astrophysics Competition, com o foco de inspirar estudantes a entrarem no ramo da Astronomia e encorajá-los a participar da competição. Além disso, embaixadores também ganham certificados e premiações.


Categoria: Competições

Abrangência: Internacional

Nível de Escolaridade: Ensino Médio